quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Cuidar de si mesmo é o primeiro passo para ter afeto ao próprio ser


Ser o sujeito mais importante da sua vida quando exposto abertamente para outras pessoas, gera julgamentos apontando-o como um indivíduo egoísta que não pensa nos outros. No entanto para a fluidez da vida, cada um deve cuidar de si mesmo, buscar profundamente dentro de si o amor, a felicidade e a paz que há no coração de todo ser humano, para só depois conseguir zelar pelo restante. De nada serve querer ajudar a todos, se a pessoa não estiver dando atenção necessária a si própria.

O exemplo mais concreto para esse situação é em viagem de avião, quando a comissária de bordo ao instruir sobre mecanismos de sobrevivência, ensina em primeiro lugar colocar a máscara de oxigênio em si mesmo para só depois tentar ajudar outras pessoas. Ou seja, se o indivíduo não colocar primeiramente nele não terá condições de ajudar o próximo.  

Dar atenção e carinho para si mesmo é a maneira mais sincera e amorosa que a pessoa pode fazer para sua vida, pois através disso ela consegue observar-se e aceitar a si mesmo. E a partir de então, compartilhar o que tem-se de melhor para os outros de uma forma saudável e afetiva. Primeiramente expressemos amor pelo nosso ser e só depois conseguimos ser capazes de amar verdadeiramente outro ser humano. No caso de relacionamentos amorosos esse fator é primordial, pois a sinceridade da união está justamente nos cuidados que cada um dá para si, no sentido de buscar no próprio ser a felicidade e não culpar o outro pela possível infelicidade.

No seriado norte-americano "Sex and City" (1998), uma das personagens principais Samantha (Kim Cattrall) ao terminar a relação com um grande empresário diz a ele: "I love you, but I love me more" ("Eu te amo, mas me amo mais"). Essa expressão cabe perfeitamente para exemplificar o fato de nos colocarmos no lugar mais alto da nossa hierarquia e avaliar o que nos faz bem e o que devemos deixar ir. Para a francesa Sophie Calle essa lição veio após o término do relacionamento quando o então namorado enviou um e-mail para ela dizendo para cuidar de si mesma. Por não entender a carta de separação, Sophie decidiu encaminhar o e-mail para 107 mulheres pedindo para elas representarem a mensagem de acordo com suas profissões, o resultado foi uma exposição chamada "Prenez soin de vous" (cuide de você).

Sophie explica no texto de apresentação da exposição o seguinte: “Recebi uma carta de rompimento por email que não soube responder. Era como se não fosse a mim destinada. Terminava com as seguintes palavras: Cuide bem de você. Tomei esta recomendação ao pé da letra. Pedi a 107 mulheres, escolhidas por sua profissão, seu talento de interpretar a carta sob um ângulo profissional. Analisá-la, comentá-la, interpretá-la, dançá-la, cantá-la. Dissecá-la, esgotá-la. Fazer-me compreender. Falar no meu lugar. Uma maneira de sentir o tempo do rompimento. No meu ritmo. Cuidar bem de mim”

Quando deixamos de cuidar de si próprio, permitimos ser abandonados pela pessoa mais importante de nossas vidas, que é nós mesmos. Apaixonar-se pelo nosso ser todos os dias é alimentar a alma com o melhor que há no coração, e beber dessa fonte é ter um caso de ternura e compaixão consigo mesmo. Reservar tempo suficiente para revitalizar e se renovar, proporciona generosidade afetiva para si e consequentemente energia positiva e acolhedora para refletir ao redor de todos na forma mais encantadora da vida que é o amor.
DoçurasParAlma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário