quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Quando sentimos a tal da cócegas no sangue


Recentemente no caminho para a 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, li o artigo da Revista Vida Simples/edição 163 de Eugenio Mussak, relatando sobre um amigo que dizia sentir cócegas no sangue, no texto o colunista explica racionalmente ser impossível ter esse sentimento já que o sangue apesar de possuir células e ser considerado um tecido, não tem o essencial, os nervos. No entanto, o autor define essa sensibilidade como "...só sente cócegas no sangue quem é apaixonado. Essa é a condição de poucos. Ser apaixonado significa viver com intensidade, pois cada coisa que você faz, se coloca inteiro, não mede esforços e não vê o tempo passar, está sempre inteiro e feliz".

A partir dessa definição refleti sobre determinadas coisas que me causam essa tal de cócegas no sangue, no mesmo instante um sorriso afetuoso brotou em meus lábios e senti que estava justamente naquele momento com cócegas no sangue por estar na direção de um festival de cinema, a arte cinematográfica é um alimento nutritivo para minha alma.

Ao fazer essa constatação, meditei sobre outros atos merecedores da agitação no sangue e eis a surpresa de identificar vários eventos que geram em mim uma leveza da alma capaz de transformar qualquer situação em algo alegre e sincero. Decidi compartilhar a listinha com apenas sete itens cujo significado para mim é de extrema importância, pois são esses momentos encantados que me fazem sentir como é bom viver e ser capaz de identificar e experimentar a tal cócegas no sangue.
  1. Cinema: Talvez a maior paixão da minha vida, tenho um relacionamento afetuoso e sincero com a sétima arte desde de quando me conheço como gente. Ir ao cinema é para mim como ir à um templo sagrado para meditar, sento na cadeira e me coloco por inteiro na narrativa, esqueço por completo tudo ao meu redor para estar inteiramente na projeção cinematográfica. Geralmente quando dou dicas de filmes para alguém meus olhos brilham e não dá vontade de parar de falar sobre cinema.
  2. Balançar: Hoje em dia é um pouco complicado encontrar um balanço permitido para um adulto brincar de ser criança, mas quando tenho essa oportunidade a sensação é a mesma de quando era menina, de estar livre para voar para qualquer lugar e talvez atingir o céu. 
  3. Virar estrelinha: Aprendi esse movimento quando jovem para participar do grupo de dança da fanfarra da escola e desde então uma vez ou outra prático virar várias estrelinhas. Toda vez que faço, sinto algo tão libertador dentro de meu coração e ao mesmo tempo uma alegria pueril.
  4. Tomar banho de chuva: Primeiramente eu amo água, gosto de sentir esse líquido vindo do céu tocar meu rosto e lavar a minha alma. É como se um presente sagrado caísse sobre as pessoas e a natureza para limpar as mentes, umedecer os corações e gerar vida.
  5. Observar o mar: Olhar para as águas do mar é como um calmante para minha alma, um dos caminhos para aprofundar nos labirintos do meu coração e tentar ouvi-lo. Sempre que tenho a oportunidade de me sentar na areia e ter como cenário o mar, imediatamente sinto a paz tomando conta de todas as partículas do meu corpo, mente e alma.  
  6. Assistir episódios repetidos de Friends: Comecei a assistir o seriado americano "Friends" quando gastava em torno de 16 horas estudando para o vestibular e o único momento de descontração era acompanhar os seis amigos sentados no Central Perk e gargalhar por vinte minutos. Até hoje tenho o costume de rever os episódios e claro, dar muita risada. É para mim, um dos melhores passatempos para aqueles momentos de dificuldades ou tristeza. 
  7. Abraçar: Amo abraçar pessoas, quando revejo amigos ou conheço alguém, prefiro ter esse tipo de contato do que simplesmente beijo no rosto. É como se esse envolvimento dos braços permitisse a comunicação de dois corações, um elo de diálogo entre duas pessoas sem necessariamente conversarem e uma troca de energias.
Caso você também sinta vontade, faça uma seleção de ocasiões onde a vibração dentro de ti é imensa a ponto de lhe causar cócegas no sangue e veja o quanto a vida é generosa, basta apenas abrir o coração para sentir as coisas que lhe causam paixão e ser grato quando acontecem. 
DoçurasParAlma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário