quarta-feira, 29 de julho de 2015

A vida é AGORA, diga sim ao momento atual!



"O passado não é, o futuro não é, apenas o presente é. Estar no presente é estar vivo, no que há de melhor em si, e isso é a renovação". (Osho)


Em continuidade a imagem postada na #ShineMonday da última segunda-feira (27) sobre o agora ser um presente, prossigo com a questão pois quantas vezes não nos observamos pensando sobre coisas legais ou complicadas que aconteceram no passado, ou ansiando pelas férias em algum futuro próximo, que simplesmente não vivemos o presente, ignoramos, relutamos ou rejeitamos o momento atual. Preferimos deixar a mente pressa no passado ou no futuro e não contemplamos a vida que acontece no exato instante do agora.

Essa forma de encarar o dia a dia é tatuada em praticamente todos os seres humanos, criamos a ilusão de que no futuro as coisas podem melhorar, que seremos realmente felizes quando conseguirmos a promoção na empresa, casar com a pessoa amada, ganhar mais dinheiro, mudar de cidade, entre outros. Porém nem sabemos ao certo se essa meta um dia chegará, se acontecer de fato seremos felizes ou se já teremos outros planos mais excitantes, ou seja, almejamos por desejos incertos. Sem dúvida nenhuma os projetos de vida são bem-vindos, no entanto deixar de valorizar a caminhada atual por crer que somente na conquista do objetivo será feliz, é uma negação à novos rumos ou oportunidades que podem surgir e que dependem da mente estar no presente para identificar essas alternativas.

Por outro lado, há também outro mecanismo utilizado pelo ser humano para não estar no presente, é trancafiar-se no passado, iludindo-se que em determinada época já vivida os momentos eram mais felizes, alegres e divertidos. Essa nostalgia cria uma recusa ao momento atual, deixando a mente e a alma sem espaço para dar licença ao inesperado, aos pequenos prazeres da vida que podem acontecer no agora. 

O escritor alemão Eckhart Tolle autor do best seller "O poder do agora: Um guia para a iluminação espiritual" trás reflexões interessantes em como despertar para o momento presente, ativar esse mecanismo em nós mesmos e estarmos mais conectados conosco, pois para ele a única coisa que importa é estar consciente sobre a vida agora. Ele diz o seguinte: " Por que o Agora é a coisa mais importante que existe? Primeiramente, porque é a única coisa. É tudo o que existe. O eterno presente é o espaço dentro do qual se desenvolve toda a nossa vida, o único fator que permanece constante. A vida é agora. Nunca houve uma época em que nossa vida não fosse agora, nem haverá".

Começar a exercitar por alguns minutos por dia a observação do agora é de uma simplicidade, leveza e honestidade, mas que exige extrema atenção com relação a si próprio e tudo ao redor. Conforme essa prática se torna habitual, a pessoa sente-se em mais contato com o que é de mais profundo e significativo do seu próprio ser e permite estar atenta aos instintos da alma.

Na correria da rotina, dar uma pausa por alguns segundos, respirar fundo e observar a respiração já é uma simples maneira de identificar onde estão os pensamentos. A pessoa consegue discernir se está com aspirações e ambições futuras ou projeções passadas. Após a constatação dos pensamentos, há a oportunidade de trazer a mente para o presente, libertar-se do passado, abstrair o futuro e permitir-se enaltecer o exato instante, aceitando o agora exatamente como é. Essa forma de encarar a vida representa estar integralmente vivo na plenitude e em sintonia consigo mesmo. 
DoçurasParAlma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário